terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Porque boas ideias sempre acabam na gaveta!?


Na revista Época dessa semana, Ruth de Aquino propôs 1 ano de serviço voluntário - para rapazes e moças -, em vez do alistamento obrigatório no Serviço Militar. Leia na íntegra aqui.
Pegando um pouco do que ela escreveu - muito bem, como sempre -, tenho que dizer que isso deveria ser mesmo algo a se adotar. Vivemos no mesmo país, mas cada um vive em um 'país' diferente e nem imagina as dificuldades que tantos brasileiros vivem todos os dias. Desde não ter uma condição digna de moradia até andar quilômetros para estudar em escolas caindo aos pedaços, pra não dizer a estrutura educacional em si que deixa a desejar.
Não digo que não seja importante o alistamento no Serviço Militar, muitos rapazes têm esse sonho de seguir carreira, e a segurança do país é algo que se deve prezar e pensar. Mas será que o que se aprende lá é refletido aqui fora? Será que aquela gana de poder - de fogo/arma mesmo - não pode representar perigo? Não é generalizar, mas a imbecibilidade das últimas gerações é de envergonhar e dar medo. Claro que não é só isso, mas já não é como antigamente quando se tinha um comprometimento verdadeiro com a obrigatoriedade do alistamento.
Seria bom todos nós termos contatos com realidades diferentes, aprendendo a dar valor no que temos e a ter persistência para lutar por aquilo que queremos ter. Seria bom se tivéssemo na nossa formação esse 1 ano de serviço voluntário, aprendendo a ser mais humano, a ser mais cordial e o mais importante fazendo parte de verdade do nosso país, ensinando o que sabemos - música, arte, esporte, educação -, e dando perspectivas positivas para quem já nasce com tantas adversidades. Quando eu digo fazer parte de verdade do nosso país é conhecer e reconhecer como somos frágeis e estúpidos colocando lá em cima políticos cada vez mais cínicos e sem vergonha, que fazem o que querem e jogam tudo pra debaixo do tapete, escondem a realidade do Brasil para que você, eu, todos nos, continuemos a agir como se fosse cada um por si. e que tá tudo bem. Não se engane e nem diga que é coisa de brasileiro, porque se somos brasileiros é coisa nossa também. Precisamos é mudar de atitude, e quem sabe estimular a garotada a ser mais ativa nesses assuntos para que mude a cara desse país, o país de verdade - aquele de todos os brasileiros. Não queiramos ser o problema, nem tampouco a solução, mas a força que faz as coisas irem para frente.

*PS: "O presidente Lula chegou a propor, em setembro de 2008, o serviço social obrigatório para homens dispensados do serviço militar e para todas as mulheres brasileiras. Eles prestariam à sociedade serviços relacionados a sua formação técnica, profissional ou acadêmica. Foi engavetado".

Porque boas ideias sempre acabam na gaveta!?

Aposto que nenhum filhinho de papai deputado/senador/eoescambal quis que essa lei fosse aprovada, pra que conhecer a ralé?

3 comentários:

G.D.H.R. disse...

Pois é, quando proporem aumentar o salário dos "malandros", aceitarão sem pestanejar! As pessoas gostam de idolatrar o seu próprio umbigo e esquecem que outras pessoas precisam delas (ou elas precisam mais dessas pessoas e elas nem sabem disso), poxa às vezes até surge um "bom samaritano" que doa dinheiro, cesta básica, brinquedo, etc. Eu acho mais legal ele chegar e "por a mão na massa" além do ajudar aos outro é ajudar a si mesmo!

PS: muito bom seu post! No mundo faltam pessoas com esse espírito humanitário que a senhorita tem!

Parabéns

Ivan S. Ferreira disse...

É uma boa idéia sim. É importante ressaltar também que o exército tem seu papel social, a educação dos recrutas foi historicamente importante na redução da marginalização do negro, tendo em vista que muitos só tiveram acesso ao conhecimento - seja leitura, seja escrita, seja o curso técnico, depois do alistamento. Hoje esta importância se perdeu porque as forças armadas estão, para todos os efeitos, falidas. Acho que na prática a idéia do Lula ou da Ruth seria bem melhor executada se o próprio serviço militar fosse conduzido para que, em tempos de paz, o soldado contribuísse em ações de solidariedade. Se vc olhar com cuidado, isto até é feito, mas numa escala muito pequena.

Ivan S. Ferreira disse...

Olha o link de um bom exemplo que precisa ser divulgado e ampliado:

https://www.defesa.gov.br/mostra_materia.php?ID_MATERIA=33838

É um projeto Rondon, que todo ano leva estudantes para prestarem serviços no interior do Brasil.