domingo, 21 de fevereiro de 2010

O plano de um ano e alguns meses atrás...

Em 2008, durante aquelas capacitações para estagiários realizadas pelo CIEE nos meus meses de prefeitura, fizemos um exercício muito interessante chamado SAPROVI - Sistema de Administração Profissional da Vida. A data base era 27/06/2008. Revirando minhas coiss, achei o bendito papel. E foi bom, precisava rever meus planos, rever meu próprio ponto de vista de 1 ano e alguns meses atrás...Pois bem, sem pôr nem tirar esse era meu "Planejamento":

FAMÍLIA:
Objetivos - Ter uma relação tranquila com pais e irmãos.
Metas - Ser mais paciente
Meios - Ser mais tranquila, mais madura, dialogar.

ESTUDOS:
Objetivos - Estar cursando téc. ou superior, primeiro em ADM e depois em Arquitetura ou Designer.
Metas - Estudar em uma boa instituição, desenvolvendo e me dedicando.
Meios - Dedicação e Determinação

TRABALHO:
Objetivos - Alcançar novos objetivos, crescer e aplicar conhecimentos, experiências em outra área mais específica ao curso que escolher.
Metas - Ter uma renda estável fazendo acima de tudo algo que me agrade e disponibilize experiência e conhecimento.
Meios - Estudar, buscar aquilo que me fará uma profissional qualificada.

AMIGOS:
Objetivos - COntinuar mantendo boas relações com os "velhos" amigos, mas buscando também novas amizades.
Metas - Ter boas e verdadeiras amizades/relações.
Meios - Diálogo, simpatia.

Olhando o meu SAPROVI de 1 ano e alguns meses atrás, percebi que algumas coisas foram mesmo como eu planejei e outras...nem tanto.

Quanto a família, realmente hoje somos muito mais pacientes uns com os outros, no sentido de sermos hmm, tranquilos. Ás vezes nascem umas faíscas, mas nada que chegue a virar uma explosão.

Nos estudos, cumpri a parte do téc. administração e de lá conheci e ganhei novas amizades, aprendi coisas importantíssimas para a vida e para o lado profissional. Estudei em uma escola de nome, mas em construção, e por isso algumas dificuldades - mas eu sinto mesmo orgulho de ter sido parte da 1ª turma. E eu posso até achar que não, mas isso foi resultado de dedicação e determinação. Agora, eu ando meia assim...Sem ter muita certeza de qual caminho seguir, tá tudo em branco de novo. Ano passado foi muita informação nova, acabei descobrindo outras coisas das quais tenho uma curiosidade e um interesse muito legal, tipo G. Ambiental. Comentei com a Lu, que eu tenho uma invejinha secreta de pessoas determinadas, aliás, decididas, coisa que eu não sou. Elas não parecem ter dúvidas, nem se confundem, mesmo com excesso de opções. "Meu sonho é fazer isso, então eu vou fazer". O problema do ariano é realmente esse, ser tãao impulsivo em algumas coisas e em outras tão indeciso. Mas ainda penso em fazer Arquitetura ou Designer. Só sei até agora onde eu NÃO quero estudar.

Trabalho: Aprendi muita coisa no Centro Comunitário, como por exemplo ser atenciosa com as pessoas - porque a maioria ás vezes só precisa da sua atenção. Experiências e também amizades eu tive, e são para a vida toda. E a parte financeira também foi boa, porque foi dali que comecei a comprar minhas primeiras coisinhas, e poupei para fazer coisas maiores por conta própria - como a CNH (2010).

Amigos: Uma coisa que aprendi foi que "A verdade é importante, mas os amigos também são". Não quero dizer que devemos mentir, nada disso. Mas amizade é muito mais do que falar o que pensamos, e sair colocando tudo pra fora...É também se pôr no lugar do outro, e tentar sentir o que ela precisa naquele momento. Eu acho que isso também é amizade. Só diálogo e simpatia não seguram amizade nenhuma. O que faz as pessoas serem amigas se entenderem tão bem, passe o tempo que for, está além do nosso entendimento. Se amizade é um amor que nunca morre, eu ando amado bastante. Ufa.

2 comentários:

Ricardo disse...

huummm q bom q conseguiu cumprir tantas coisas das suas metas...eh bom quando alcançamos aqlo q esperamos...
sumiu vc viu =/
bjoss...te +

@manda japa disse...

Aaaah eu sumi nee? sei sei
HDIHDUASIDHSIAUDHSAIU

beijos